Comer
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Contatos

Especial Passagem de Ano - O dia em que frutos secos são reis e senhores

12/23/2016

0 Comentários

 
Imagem
Saudáveis e saborosos, assim são os frutos secos que tradicionalmente marcam presença nas épocas festivas. Ricos em ómega 3, são um ótimo snack ou até como elementos para enriquecer as receitas doces e salgadas de Natal e Ano Novo.

Faça a sua escolha!

Pinhões

Oriundos dos pinheiros selvagens, são as pequenas sementes que se encontram dentro das pinhas e que são colhidas à mão. São muito consumidos nos países mediterrânicos, quer em pratos salgados como o pesto genovês ou doces, como a portuguesa Pinhoada. Apresentam formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada, com um sabor ligeiramente resinoso.

Nozes

Fruto da nogueira pertencente à família das Juglandáceas. Teve origem na Índia e nas regiões do mar Cáspio. No século 4º AC, os Romanos começaram a cultivá-la e o seu consumo disseminou-se pela Europa onde tem sido cultivada até à actualidade, embora nos dias de hoje já seja vastamente cultivada em todo o mundo, sendo os principais produtores de nozes os Estados Unidos da América, Turquia, China, França e Roménia. Devem ser conservadas em sítio fresco e seco para não rançarem, dado o seu elevado teor de gordura.

Cajus

Nativo do Brasil, foi descoberto pelos Portugueses e levado para a Ásia e África. É a castanha do fruto do Cajueiro. Tem um formato em forma de rim e são tostados antes do consumo. Tem uma textura crocante e um sabor ligeiramente doce. São consumidos simples ou com sal e presença assídua em muitos pratos orientais, como o caril.


Passas

Manda a tradição que se coma uma passa por cada badalada na noite de passagem de ano e que se peça um desejo, sendo a época de ouro para estes bagos de uva desidratados ao sol. É possível encontrar diferentes variedades de passas de uva, que diferem na cor, tamanho e sabor. As uvas mais usadas cultivam-se em Portugal, Espanha, Itália e Grécia sendo as variedades mais conhecidas os corintos e as passas de Esmirna, as sultanas (douradas ou escuras) também chamadas de passas brancas e as passas de Málaga. Umas mais doces, outras mais ácidas, as passas de uva contêm sempre uma concentração de açúcar superior às dos bagos de uva frescos, sendo as mais utilizadas as Thompson pretas e brancas e as Moscatel.


0 Comentários



Enviar uma resposta.

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Contatos